Desde 1997, o mês de outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo fomentar ações de prevenção ao câncer de mama – tipo de câncer mais incidente em mulheres ao redor do mundo. Ainda que majoritariamente masculino, o setor de transporte rodoviário também conta com excelentes profissionais mulheres, que direta ou indiretamente fazem parte dessa luta e precisam manter em dia os cuidados com a saúde em meio a rotina das estradas.
Pensando nisso, a TCO decidiu participar do movimento contando a história de Amiria Regina Mottim Strapasson, de 54 anos, que atuou como caminhoneira por 31 anos pelas rodovias do país. Paixão que vem de família, Regina escolheu a profissão naturalmente, já que todos seus irmãos seguiram o mesmo caminho. “Lá em casa só se falava nisso, então sempre tive vontade de viajar pelas estradas”, relembra. Anos mais tarde, seu sonho se realizou ao firmar uma parceria com seu marido, também caminhoneiro: enquanto um dirigia, outro descansava.
Durante os anos como caminhoneira, Regina sentiu o preconceito em ser mulher nesse segmento, mas nunca se deixou abalar. “Sempre dirigi muito bem e sempre tive a confiança do meu marido”, afirma a profissional. E disso ninguém pode duvidar! A motorista já foi três vezes finalista da Gincana do Caminhoneiro, competição nacional do setor que reúne milhares de profissionais pelo país.
Mesmo com o dia-a-dia agitado que a profissão oferece, a motorista nunca deixou cuidar da saúde, deixando os exames sempre atualizados. “Sempre tiro um tempo para me cuidar, pois nossa saúde é nosso bem mais precioso. Acho muito válida a campanha do outubro rosa, pois salienta a importância dos exames para a prevenção do câncer”, reforça.
Atualmente, Regina tira parte do seu tempo para cuidar de uma paixão mais recente, a netinha de três anos. Mesmo assim, sempre que possível ainda viaja com seu marido. Às mulheres que desejam seguir o mesmo sonho, ela deixa o recado: “Mulheres nunca desistam dos seus sonhos, estamos nessa vida só de passagem, então temos que tentar ao máximo realizar todos nossos objetivos, não desistam!”.